Fan page

Instagram

https://www.instagram.com/cissamake/

Seguidores

Arquivos do blog

Postagens populares

Search

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Powered By Blogger
quarta-feira, 27 de março de 2013

Petit Gateau! Hum...


Oi Genteeeee!

Hoje eu vim falar sobre um assunto bem diferente, porém muito delicioso que eu sei que vocês também gostam! Vim falar sobre minha sobremesa predileta, o Petit Gateu!
Pois é... Eu sou apaixonada por essa delícia, e sempre que saio para comer fora, não dispenso um bom Petit Gateau, mesmo que eu tenha que enfiar o pé na jaca e manda a dieta pro espaço! Heheheheh... É mais forte do que eu, meu Deus! kkkkkkkkk

Petit gâteau (do francês pequeno bolo, plural: petits gâteaux; pronuncia-se peti gatô) é uma sobremesa composta de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso servido geralmente acompanhado de sorvete.

A denominação petit gâteau significa "pequeno bolo" na França, no país esse tipo de doce é conhecido como fondant au chocolat. É desconhecida a origem da denominação nas Américas, acredita-se que este se popularizado entre os norte-americanos.

A história do petit gâteau é controversa, alguns defendem que ele foi criado na França, outros que foi criado pelo chef francês erradicado em Nova Iorque Jean-Georges Vongetrichten ao errar na quantidade de farinha que usaria na receita de bolinhos. Outra versão diz que o doce foi criado por um aprendiz de chef dos Estados Unidos que aqueceu demais o forno para preparar bolinhos, assim mesmo foram servidos conquistando a apreciação dos clientes.

Acredita-se que a sobremesa foi chegando ao Brasil em 1996 no Brasil. Erick Jacquin,
chefe de cozinha francês erradicado em São Paulo trouxe a receita após esta ser desenvolvida pelo também francês Michel Brás. A receita do petit gâteu foi adotada e modificada (de modo que o consumidor pudesse optar por diferentes recheios), por diversos cozinheiros ao redor do mundo.




RECEITA:

200 g de chocolate meio amargo; 2 colher(es) (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 ovos inteiros; 2 gemas;

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria. Unte forminhas de bolinhos com margarina e pulverize chocolate em pó. Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Se sua batedeira não for planetária isso pode levar uns 20 minutos. Deixe ficar bem fofo e claro. Sem pressa, ok? Junte a farinha de trigo peneirada e o chocolate derretido, misturando com uma espátula, bem delicadamente. Despeje a massa nas forminhas, sem preenchê-las completamente.
Pré-aqueça o forno e leve para assar. 5 a 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio mole, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quente. A impressão é de que o bolinho ainda está cru, mas se você esperar que o garfo saia limpo, perderá a calda característica do petit gateau. Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme. Para congelar basta colocar a forminha cheia, coberta com filme plástico, no freezer e quando for servir deixar o bolinho voltar à temperatura ambiente antes de colocar no forno.






Depois de assado, retira das forminhas com muito cuidado.


E por último... É só usar a criatividade para decorar no prato! Geralmente o Petit Gateau é servido com duas bolas de sorteve de creme com muita calda de chocolate por cima... Tentação!


Então é isso, gente! Espero muito que vocês tenham gostado do post de hoje!
Muitoooo Petit Gateau para adoçar da gente!

Bjo grande!

Postado por: Cissa Souza.

2 comentários:

Dalila Santos disse...

que delicia, fica mt boom seguindo aqi meu beem
beijo beijo

lilaslovemake.blogspot.com.br ( da uma passadinha no meu cantinho e participe )

jehbennett disse...

humm comi um final de semana passado
e vendo esse me deu água na boca
http://jehbennett.blogspot.com.br/
bj